Decidimos escrever estas orientações tendo em vista a grande necessidade e a dificuldade de encontrar material sobre esse assunto junto a Internet e até mesmo em sites especializados em Firebird onde o assunto é abordado superficialmente. Nossos agradecimentos aos colegas profissionais que de certa forma colaboraram com algumas informações. Assim fomos recolhendo uma informação aqui e outra ali até chegar a este texto.
Registrando-o aqui acreditamos estar compartilhando conhecimento. Este texto está aberto a sugestões, implementações ou para quem queira colaborar em alguma correção que tenha sido escrito equivocadamente. Agradecemos antecipadamente a todos que interessar em escrever em nossa página de contato.
COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO.
1. Compartilhar a máquina servidor clicando com o botão direito do mouse em disco local e no menu de contexto não pção “Propriedades”.
2. Na caixa de propriedades aberta clique na aba “Compartilhamento” e a seguir no botão “Compartilhamento avançado”.
3. Será aberta a caixa de compartilhamento avançado. Clique no botão “Permissões”.
4. Será aberta a caixa de “Permissões para C”. Clique no botão “Adicionar”.
5. Será aberta a caixa “Selecionar Usuários ou Grupos”. Clique no botão circulado abaixo “Avançado”.
6. Será aberta a caixa “Selecionar Usuários ou Grupos”. Clique no botão “Localizar agora” e será exibida uma lista com resultado. Clique na linha de nome “Todos” e depois no botão “Ok”, conforme abaixo:
7. De volta a caixa “Selecionar Usuários ou Grupos” veja que já consta no quadro de nomes a opção “Todos”. A seguir clique no botão “Ok” para confirmação.
8. De novo estaremos de volta a caixa “Permissões para C”. Nesta etapa observe que já consta no quadro de Nomes de grupo ou de usuário a opção que selecionamos “Todos”. No quadro abaixo ao lado da opção “Controle total” marque a opção “Permitir” e depois clique no botão “Ok”.
9. De volta estaremos na caixa “Compartilhamento avançado” clique no botão “Ok” para concluir.
10. Estamos na primeira caixa novamente “Propriedades de Disco Local (C:)”. Agora clique na opção da parte de baixo na opção “Central de Rede e Compartilhamento”, conforme imagem circulada abaixo.
11. Agora iremos marcar as opções conforme as figura abaixo tanto na opção de rede Doméstica ou de Trabalho como na opção de rede Pública. Marque conforme a seguir e depois salve clicando no botão “Salvar alterações”.
12. Ainda na caixa de “Propriedades de Disco Local (C:)” clique na aba “Segurança” e depois marque na lista de nomes o item “Todos” e depois clique no botão “Editar”.
13. Será aberta a caixa “Permissões para Disco Local (C:)”. Clique na lista de nomes o item “Todos” e depois no quadro de “Permissões para Todos” na opção “Controle total” clique ao lado na opção “Permitir”.
14. Desta forma o disco local estará acessível por todos que estiverem associados na rede ao grupo de trabalho configurado na caixa de propriedades do computador no item “Alterar configurações” conforme a figura abaixo:
CONFIGURAÇÃO DO IP FIXO NO SERVIDOR DO BANCO DE DADOS FIREBIRD/INTERBASE
- Para utilizar o Firebird em uma rede é necessário que a máquina (pc) servidor esteja configurada para IP fixo, conforme iremos demonstrar nesta etapa:
- Instalar o Firebird no modo completo (full) na máquina servidor e modo cliente na(s) máquina(s) cliente(s) que poderá ser obtido no endereço http://www.firebirdsql.org/
- Clique com botão direito do mouse em propriedades de “Rede” e seremos direcionados para a “Central de Rede e Compartilhamento” do Windows 7. Do lado esquerdo clique na opção “Alterar as configurações do adaptador”.
3. Será aberta a caixa de “Conexões de Rede” do painel de controle do Windows 7.
4. Clique com botão direito sobre o ícone “Conexão local” (neste exemplo é uma rede sem fio) e depois na opção do menu “Propriedades”.
5. Na caixa aberta de “Propriedades de Conexão local” selecione na lista a conexão “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e depois clique no botão “Propriedades”.
6. Será aberta a caixa “Propriedades de Protocolo Versão 4 (TCP/IPv4)”. Selecione a opção “Usar o seguinte endereço IP” e digite os números correspondentes a sua conexão conforme o exemplo usado abaixo e clique no botão “OK” para concluir. Esta etapa na configuração da máquina servidor estará pronta.
CONFIGURAÇÃO DO FIREWALL DO WINDOWS PARA AUTORIZAÇÃO DE TRANSAÇÕES PELA REDE NO SERVIDOR DO BANCO DE DADOS FIREBIRD/INTERBASE
- Vamos passar agora para as alterações necessárias junto ao Firewall do Windows para que o banco de ados possa ser manipulado pela aplicação nas máquinas clientes.
1. Acione pelo painel de controle ou na caixa do menu “Iniciar” digitando “Firewall do Windows”. Será aberta a janela a seguir. Clique na opção do lado esquerdo “Configurações avançadas”.
2. Clique com o botão direito do mouse no lado esquerdo, na opção “Regras de Segurança de Conexão” e no menu de contexto clique na opção “Nova Regra”.
3. No assistente na etapa “Tipo de Regra” marque a opção “Personalizado” e clique no botão “Avançar”.
4. Na etapa “Pontos de Extremidade” marque as opções “Qualquer endereço IP” e clique no botão “Avançar”.
5. Ainda no assistente na etapa “Requisitos” marque a opção “Não autenticar” e clique no botão “Avançar”.
6. No assistente na etapa Protocolo e Portas selecione na caixa combo “Tipo de protocolo” o item do menu “TCP”.
7. Na mesma etapa selecione na caixa combo “Porta do ponto de extremidade 1” a opção “Portas específicas”.
8. Nesta etapa na caixa texto que apareceu digite o valor “3050”. Repita estes passos para a caixa combo “Porta do ponto de extremidade 2”.
9. Na etapa “Perfil” deixe marcados todas as opções e clique no botão “Avançar”.
10. Na etapa “Nome” na caixa de texto “Nome” dê um nome para esta regra. Aqui utilizamos o nome Firebird e clique no botão “Concluir”.
- Retornando a tela principal do Firewall do Windows, repita a seguir:
1. Clique com o botão direito do mouse sobre a opção “Regras de Entrada” e vá na opção “Nova Regra” do menu de contexto.
2. No Assistente para Nova Regra de Entrada repita os mesmos passos da regra anterior. Siga as imagens abaixo e observe as figuras circuladas para entender como é parecido com o procedimento anterior.
3. Etapa “Programa”.
4. Etapa “Protocolo e Portas”.
5. Etapa “Protocolo e Portas”.
6. Etapa “Escopo”.
7. Etapa “Ação”.
8. Etapa “Perfil”.
9. Etapa “Nome” e conclusão.
Estará pronta as configurações do Firewall do Windows 7 com as permissões criadas para utilização da porta especificada. Esperamos que as orientações tenham sidos válidas até aqui.
TESTANDO A COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO TCP/IP
- Após configurar o servidor caso não consiga conectar o aplicativo da máquina cliente com o servidor, faça o seguinte: digite no prompt do DOS o comando ping –a nomedopc para testar a resposta com o número do IPfixo configurado.
- Caso não receba resposta, para forçar o uso do IPv4 da máquina servidor digite no prompt de comando doDOS :
Ex.: ping -4 nomedopc
Valor retornado:
Resposta de 192.168.254.101: bytes=32 tempo=2ms TTL=128
Resposta de 192.168.254.101: bytes=32 tempo=3ms TTL=128
Resposta de 192.168.254.101: bytes=32 tempo=1ms TTL=128
Resposta de 192.168.254.101: bytes=32 tempo=1ms TTL=128
Estatísticas do Ping para 192.168.254.101:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda) e etc...
- De posse do número do IP da máquina servidor (192.168.254.101) obtido, informe-o no HostName ou Hostdo componente de acesso ao banco de dados Firebird.
- Informe também o número da Porta 3050 no componente de acesso. Veja abaixo uma aplicação desenvolvida em Delphi com o componente Zeoslib, utilizado para configuração dos dados de conexão com a máquina do exemplo mostrado acima:
- Na configuração acima o IP Nº 192.168.254.101 informado no campo Host é da máquina servidor (ex.: nomedopc). O diretório informado também é na máquina servidor. A porta é 3050. Usuário é SYSDBA e a Senha é “masterkey”.
Este texto foi escrito com base nas informações obtidas em fórums com foco sobre o assunto e outros materiais publicados na Internet.