Resumo
Extrapolando a pretensão inicial de servir como meio de comunicação interpessoal para
o contato e a discussão dos mais diversificados assuntos, as redes sociais se tornaram
sofisticadas fontes de informações que permitem o acompanhamento da opinião e do
cotidiano de milhões de indivíduos. Neste contexto, este trabalho tem como principal
objetivo utilizar dados públicos de tais redes para realizar pesquisas (análises) de
opinião do tipo “IBOPE”. Para tanto, levou-se em consideração fatores inerentes do ambiente
virtual como a análise de sentimentos das mensagens, a detecção de spammers e
de conteúdos jornalísticos aliados a um ponto importantíssimo em análises desta natureza:
uma formação de amostra representativa da população alvo da pesquisa. Para a
formação desta amostra foram levadas em consideração as seguintes características dos
indivíduos: (i) identificação de usuários únicos; (ii) sexo; (iii) idade; (iv) classe social;
e (v) localização geográfica. A avaliação experimental deste trabalho foi realizada com
dados provenientes de diversos contextos para os quais existem resultados validados
por agências, são eles: intenção de votos nas eleições municipais de 2012 em 6 capitais
e 14 votações no Big Brother Brasil 13. Os resultados alcançados mostram que análises
mais elaboradas são capazes de melhorar os números atingidos por metodologias empregadas
em outros trabalhos, fundamentadas majoritariamente em técnicas de contagem.
Comparando os resultados obtidos com os métodos tradicionais de pesquisa (enquetes
realizadas por grandes sítios e pesquisas realizadas por institutos renomados) também
alcançamos resultados competitivos, mostrando que a técnica desenvolvida pode ser
considerada como uma boa alternativa.
Palavras-chave: Pesquisas de Opinião, Redes Sociais, Caracterização de Usuários,
Twitter.
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