Boletim informativo n. 16
Campanhas digitais na região metropolitana: Qual o grau de engajamento virtual na Região Metropolitana de Curitiba?
Leonardo Rocha1
1. O problema
As Regiões Metropolitanas dos grandes centros urbanos brasileiros vivem uma situação peculiar em relação aos demais municípios, quando se trata das relações políticas, em especial no período eleitoral. Ao mesmo tempo em que observam a utilização de recursos cada vez mais sofisticados e profissionais nas campanhas das grandes cidades com as quais compõem tais regiões, guardam por vezes aspectos típicos das relações políticas de cidades menores, como por exemplo, uma maior proximidade entre o ator político e o cidadão, bem como práticas tradicionais de campanha, o “corpo-a-corpo”, as visitas nos domicílios, e, também as práticas clientelísticas.
Em um contexto de ascensão do uso político-eleitoral das novas mídias, as quais ganham preponderância nos principais centros urbanos, candidatos e coordenações nas regiões metropolitanas encontram um dilema quando do delineamento de suas estratégias eleitorais: qual deve ser o peso da internet em suas campanhas?
Com efeito, ainda que as ferramentas digitais, em especial as redes sociais, tornem-se cada vez mais espaços de discussão política, e, portanto, de desenvolvimento das campanhas, o ainda baixo acesso à web, somado a importância das formas “tradicionais” de se fazer política nestes municípios, podem frear o interesse dos candidatos em atuar neste espaço.
Ainda que as características entre os municípios componentes das regiões metropolitanas possam ser bastante distintas, e até mesmo existirem grandes diferenças dentro dos próprios municípios (áreas rurais e urbanas, por exemplo), boa parte do eleitorado destas cidades pode estar interessado no consumo de informações políticas pelo meio digital. Além disso, a metrópole da região, em nosso caso, a cidade de Curitiba e seus candidatos, inevitavelmente podem se tornar fontes de comparação da ação política online por parte dos eleitores da região
1 Cientista político. Doutorando em Ciência Política pela UFPR. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
MEME: E-Monitor Eleitoral. GEIST-UFPR. www.facebook.com/MonitorEleitoral
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metropolitana, os quais estão próximos e têm contato com a campanha desenvolvida na cidade de referência.
Sendo assim, procuraremos observar qual o quadro de atuação dos candidatos a prefeito dos municípios componentes da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na web, mas especificamente junto ao Facebook. Observaremos tanto os índices de presença por parte destes candidatos e de engajamento de seus eleitores, quanto efetuaremos comparações com a atuação online dos candidatos na capital.
COMO CITAR:
Rocha, Leonardo. Campanhas digitais na região metropolitana: Qual o grau de engajamento virtual na Região Metropolitana de Curitiba? Boletim Informativo. MEME: e-monitor eleitoral. GEIST/UFPR, n. 16, p. 1-11. Outubro, 2016.