Livro gratuito, publicado no final do ano passado, “Introdução à Análise de Redes Sociais Online” de Raquel Recuero compõe a Coleção Lab404/EDUFBA da Universidade Federal da Bahia.

A coleção reúne e-books com o objetivo de oferecer obras de referências sobre temas contemporâneos relacionados à cultura digital.

O livro tem como objetivo servir de introdução aos principais conceitos da Análise de Redes Sociais (ARS), facilitando sua compreensão e aplicação em trabalhos e pesquisas acadêmicas e comerciais.

A Análise de Redes Sociais (ARS) é uma abordagem de pesquisa cuja popularidade tem aumentado nos últimos anos, principalmente, entre os pesquisadores da área de Comunicação e informação.

É nesse âmbito que várias obras, entre artigos e livros, vêm surgindo e introduzindo o estudo dessas estruturas a partir da análise de redes e da compreensão da representação dessas redes sociais na internet. Este livro é uma pequena compilação dos principais conceitos e elementos para a compreensão e a aplicação da ARS. É baseado em uma breve apresentação e histórico do paradigma, os principais conceitos, suas métricas e, finalmente, suas formas de representação e visualização.

O livro está divido por capítulos calcados em questões essenciais para a ARS:

  • O que é a Análise de Redes?
  • Quais são os principais conceitos de ARS?
  • Quais são as principais métricas da Análise de Redes?
  • Como coletar, analisar e visualizar dados para Análise de Redes?
  • Conclusão: e então, o que vimos neste livro?

Para acessar o livro no Repositório Institucional da UFBA, acesse: Introdução à analise de redes sociais