Resumo
Extrapolando a pretensão inicial de servir como meio de comunicação interpessoal para
o contato e a discussão dos mais diversificados assuntos, as redes sociais se tornaram
sofisticadas fontes de informações que permitem o acompanhamento da opinião e do
cotidiano de milhões de indivíduos. Neste contexto, este trabalho tem como principal
objetivo utilizar dados públicos de tais redes para realizar pesquisas (análises) de
opinião do tipo “IBOPE”. Para tanto, levou-se em consideração fatores inerentes do ambiente
virtual como a análise de sentimentos das mensagens, a detecção de spammers e
de conteúdos
Leia mais: UM ARCABOUÇO PARA PESQUISAS DE OPINIÃO EM REDES SOCIAIS
O clima político anda tão agitado no país que pouco tem se falado das eleições municipais de outubro deste ano. Há, no entanto, mudanças significativas na legislação eleitoral que podem impactar diretamente na comunicação das campanhas.
A maior e mais conhecida mudança é o fim do financiamento empresarial. Isso significa que partidos e candidatos não poderão mais receber doações de pessoas jurídicas. Como é sabido, o financiamento empresarial sempre foi a fonte majoritária do financiamento eleitoral no Brasil. Essa mudança, portanto, tende a diminuir drasticamente a verba das campanhas
Leia mais: Novas regras eleitorais brasileiras e o papel das mídias sociais